domingo, 5 de dezembro de 2010

Alforriado

Todos os dias madrugo de má vontade. Ponho-me em pé de minha cama de palha que me espeta as costas e a nuca. Tomo meu café amargo onde falta açúcar e meu pão passado onde falta um recheio melhor. Arrasto minhas correntes para fora da senzala e esbravejo com o sol que tão cedo já me queima a testa e faz arder os olhos.
No almoço tenho fome demais e comida de menos, cansaço demais e descanso de menos. A tarde interminável, nada terna, se arrasta e com ela minhas forças se vão. Cabeça, braços e pernas latejando.  Consciência, alma e orgulho doloridos. Volto para a senzala, cuido das feridas infligidas por minhas correntes e vou para a cama cedo.

Sou um escravo de mim mesmo, vivendo o que não quero, de um jeito que não gosto, pra conseguir o que não basta. Inconsciente ou apenas ignorando a existência de minha alforria.

5 comentários:

K. disse...

hora de rebelar-se contra o senhor de engenho interior...

Anônimo disse...

o K. falou tudo... só lembrando que, como bem disse um psiquiatra gaucho cujo nome não lembro, o máximo de liberdade a que um ser humano pode aspirar é escolher as prisões nas quais deseja viver...

Nossa... essa frase foi tão útil hj...

Cara, muito obrigado pela visita lá no meu cantinho e pelos comentários.

a) Sobre seu sacrifício incluindo sangue de virgens, é um belo programa... mas para mim continua uma tarefa executada mais a dois ou sozinho, como agora...

b) E sobre o primeiro comentário... nooossa! Adorei vc contar sua história, ou ladainha, usando seus termos. Às vezes reconheço que boa parte do processo de nos mostrarmos aos outros pode ser dificultado pelo modo como nos relacionamos com nós mesmos. Que bom que foi bem fácil para você. E deveria ser sempre assim...

Um xêro e até os próximos posts!

Dan disse...

hmm. acho q todo mundo tem que ser alforriado em algum aspecto.
Belo blog!
Gostei mesmo!
abraço

)O(Lua Nua)O( disse...

Clap, clap, clap!!! Logo depois do ponto final calou um silêncio respeitando o momento da análise.

B. disse...

Prefiro no momento me calar, quem sabe num momento futuro eu tenha palavras para preencher meus pensamentos...

- parabéns, os teus textos estão cada vez melhores e digo mais: este entrou na lista de meus preferidos, tem o que eu mais gosto quando leio algo de um escritor, identidade. -