quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Quanto ao Hábito (Ou E=Mc²)

Tenho o mau hábito de assistir e ler de novo, o que já assisti e li. Quando leio um livro e gosto muito, depois de um tempo ou (na pior das manifestações do meu hábito) logo que termino, sinto uma vontade enorme de ler de novo. Então eu vou, e leio. Quanto a filmes é a mesma coisa, os que gosto bastante, assisto várias vezes.
A causa dessa minha mania vem de outros carnavais. Desde que me entendo por gente (uso essa expressão abusivamente, fazer o que né?) gosto de estar por dentro das coisas. Gosto de saber o suficiente sobre todos os assuntos, o suficiente para participar, argumentar, discutir. Sempre quis ser aquele chato que nunca é pego desprevenido em uma conversa, tirando toda a graça das novidades. Sendo assim, leio e assisto repetidas vezes aquilo que gosto para saber tudo, todos os detalhes, para não me deparar com alguém que comente um ponto do filme ou do livro do qual eu não me lembre. Um tanto quanto infantil não é?

Hoje posso afirmar que esse, que costumava ser o motivo pelo qual eu repetia, caiu por terra. Não deixei de ler e assistir de novo e de novo, mas não o faço pelas mesmas razões que antes. Hoje não há nenhum outro motivo para eu ler um livro novamente a não ser o mais simples. Se gostei muito, leio de novo. Se gostei, quem sabe. Se não gostei, não insisto. Quanto aos filmes, idem. Não me obrigo a saber sobre o que não me apetece, ao passo que as coisas que não me interessam existem em grande número, bem maior do que eu gostaria.

Chamo esse hábito de mau pois, enquanto eu poderia estar lendo/assistindo algo novo ou diferente, estou ingerindo de novo, a mesma história, a qual eu já conheço o começo, o meio e o fim. Isso faz de mim um ruminante, não? Sim, ingerir e re-ingerir o mesmo conteúdo diversas vezes faz de mim, definitivamente, um ruminante. Mas, (retornando ao hábito) apesar de chamá-lo de mau, não movo nem uma palha para evitá-lo. Quem já leu o post "Indisciplinado", sabe a que me refiro. Não me obrigo, não me castro, pelo contrário. Apenas me permito. Pode crer que agir assim torna as coisas muito mais fáceis, prazerosas e simples.

Esse modo de agir e ser, se torna ainda mais recompensador quanto maior for a complexidade e a proporção de onde o aplicamos. É incrível o fato de que um hábito ruim, uma atitude aparentemente negativa, analisando suas implicações em outros aspectos, se torna boa, positiva. Hoje vi a Lua escrever sobre as facetas das coisas e quanto a isso eu concordo fervorosamente. Se há algo que digo sempre, direi agora e me ouvirão dizer de novo, diversas vezes e em diversas ocasiões, essa coisa é a seguinte:

A única verdade absoluta é a relatividade.

7 comentários:

)O(Lua Nua)O( disse...

Aí menino! Caprichou no auto-desabafo rsrs Eu as vezes vejo um filme ou leio um livro pela segunda vez, mas isso não é comum. Bjs

Lobo disse...

Eu sou assim só com música. Geralmente gosto de estar ocupando meu tempo com coisas diferentes XD.

Um beijo!

O Warehouser disse...

Aah, a música. Se sou assim com livros e filmes, imagina só com músicas!

K. disse...

Até hoje, somente um livo me fez querer relê-lo imediatamente após a última página. Ele continua na estante, esperando; mas há tantos livros para serem lidos, né?

Não consigo. Raramente releio, apesar de ter um monte que desejo ler mais uma vez.

Dan disse...

"Only the Young can break away, break away..." ehehe
adoro o clipe! Esse ar 007 que ele tá é demais!

Tbem sou de rock, de folk... alias, sou bem eclético... mas Killers é de um bom gosto unico. e eu gosto muito!
já viu a apresentação deles no EMA, acho q de 2008? é uma das mais bacanas e os caras mal aparecem. ehehe http://www.youtube.com/watch?v=AHaXv0Yu4AU&feature=related

aliás, em comun não temos só o gosto por Killers, mas a mania de rever(ler, ouvir) as coisas. e não acho isso um mau hábito. Acho que só gostamos de ter sensações boas novamente.

bjo querido!
bom fds!

William Garibaldi disse...

Sabe que tbem leio e revejo filmes... tenho uma lista que me segue...
Manual do Guerreiro da Luz Oaulo Coelho, O livro Orange do Baghvan ( Osho ) e Dom Casmurro do Machado...
filmes...? Coração de Cavaleiro... Mama Mia, Alice...

"A única verdade absoluta é A RELATIVIDADE!"
falo tudo!

Warehauser...
aquele fogo pro cê!

Anônimo disse...

Não vejo nada demais em reler e rever livros e filmes. Sou até a favor. E como acho que é impossível ver algo da primeira vez e entendê-la por completo, acho que da segunda podemos perceber algo novo.

Uma das poucas coisas que leio repetidas vezes são crônicas. Curtas, permitem a releitura em épocas diferentes.

Tenho sede de novidade, de comprar livros que parecem interessantes por mais que tenha 5 ou mais ainda não lidos em casa. Baixar filmes com sinopses incríveis por mais que não consiga assistir à metade dos que já tenho...

Sou diariamente bombardeado por diversas novidades de filmes e livros e queria abarcá-los todos com os braços... e como não consigo (obviamente), isto beira quase a angústia hehehe. Mas estou aprendendo a lidar com ela =D

Xêroo!