sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Indisciplinado

Desde que me entendo por gente tenho uma imensa dificuldade de me disciplinar; Me obrigar a fazer as coisas que não quero, terminar o que começo e persistir no que não vejo futuro (ao passo que minha visão de futuro é extremamente limitada). Nunca fui uma criatura perseverante nem tampouco esforçada. Janis sempre me dizia em uma de suas canções: "Try, just a little bit harder". Mas eu nunca dei ouvidos. Sempre fui um "give upper" assumido.

Na escola, sempre fui um bom aluno, adorava as aulas e me interessava por todas as matérias. A professora ensinava, eu aprendia, na hora da prova eu sabia e assim tirava sempre boas notas. Simples assim, sem precisar estudar. Isso perdurou somente até a 8ª série, no ensino médio tudo mudou. Os assuntos começaram a se aprofundar e eu não mais me interessava por todas as matérias. Física e Matemática (eu costumava adorar Matemática) se tornaram pesadelos. E nestas, para que eu tirasse boas notas, teria que de uma vez por todas estudar. Estudar como todos os outros alunos estavam acostumados a fazer desde sempre. Estudar como eu nunca havia feito. Eu chegava em casa, abria o livro, começava a ler e em poucos instantes já o estava usando como travesseiro. Assim eu ganhei uma dependência em Física no 2º ano e nenhuma em Matemática pois a professora teve pena.


Quanto a isso eu mudei um pouco, hoje existe uma exceção. Eu trabalho, não gosto mas preciso. É difícil para mim acordar todos os dias e por o pé na rua, mas não tenho outra opção (sempre se tem uma outra opção), pelo menos nenhuma viável. O ínfimo esforço que meu ser contém é todo usado no trabalho.

Foi em um de meus inúmeros momentos de desânimo que o seguinte tweet surgiu:

É preciso força e disciplina atroz para se fazer o que não se quer fazer, o que não se gosta de fazer. Só resta saber se isso é bom ou ruim.

Eu não sei dizer se ter a capacidade de obrigar-se é algo positivo ou negativo. Existe a possibilidade de que não gostar de algo, ou de fazer algo, seja nosso corpo opinando na nossa vida. Da mesma forma que existe a possibilidade de ser apenas preguiça e má vontade.

Gosto de pensar que falta de disciplina é a minha maneira de respeitar as vontades do meu corpo. Mas não ligo se encararem isso tudo como conversa de preguiçoso. Vai ver é isso mesmo.

Um comentário:

B. disse...

só devemos continuar acreditando.

acho que a falta de esperança no fato de que as coisas podem ficar melhores acabam resultando essa 'preguiça' espiritual.

Eu ainda acredito que o que fazemos hoje reflete no que queremos adiante, então é correr e não desanimar.