quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Humilde Paradoxo

Antes de mais nada devo avisar que todo o conteúdo desse post sou eu dando um passo maior que minhas pernas. Ele passa de reflexão a paradoxo, o qual não tenho nada a acrescentar, nenhuma resposta, a não ser observação e dúvida.
Neste ano votei pela primeira vez. Eleições até então só me causavam aversão e repulsa por política e minha primeira participação como cidadão brasileiro votante, só fez com que esse sentimento se duplicasse. Agora, após analisar cada um dos indivíduos que o Brasil elegeu, sinto pelos eleitores brasileiros o mesmo que sinto pela política.
Mas voltando à minha primeira eleição. O fato é que, nesta eu estava disposto a me interessar, assistir o horário eleitoral e os debates, ler sobre as propostas dos candidatos e tudo o mais. Ser um eleitor responsável. Foi então que, assistindo a um debate dos presidensiaveis, me apeguei a algo que uma das candidatas (Marina Silva) repetia incansavelmente. Ela dizia que no Brasil, os governantes só fazem remendar, tudo o que está errado e gerando problemas é por eles remendado. E que nenhuma ação ampla, com o intuito de mudar completamente o que não está funcionando, era realizada.
Essa lógica engloba mais que apenas governantes, engloba tudo. Simplesmente tudo. E o tweet (baseado nessa lógica) que deu origem a este post foi o seguinte:

Não nos mexemos a não ser que a crise bata à nossa porta, a não ser que algo ameace nossa estabilidade. Não agimos, apenas reagimos.

Aí está a parte simples. O fato de que nós, seres humanos, não saímos da nossa zona de conforto a não ser que seja extremamente necessário não é nenhuma novidade. 


O paradoxo surge a partir do momento em que ampliamos essa visão, e percebemos que tudo o que existe age, ou melhor, reage da mesma forma. Tudo que acontece é consequência de uma ação anterior, que por sua vez, também foi gerada por uma ação anterior. Tudo acontece por uma razão e a razão é dar o empurrão para o próximo acontecimento, assim como o anterior implicou na razão em questão. Tentar explicar o paradoxo é outro (paradoxo). É repetir inúmeras vezes certas palavras e colocá-las no começo, meio e fim da mesma sentença até se cansar de fazê-lo. Fica mais fácil ter em mente que TUDO É REAÇÃO.


Vou parando por aqui antes que dessa minha humilde boca comecem a sair asneiras, se é que já não saíram aos montes. E como prometido: Passo maior que as pernas e nenhuma resposta

Um comentário:

William Garibaldi disse...

As vezes um ponto de vista pode ser uma resposta genial! Como foi o caso aqui!
Espere um pouco esta foi sua primeira eleição quantos anos vc tem??? Será que o Warehauser é um Teenager ?!!... Se for mesmo, é um gênio!!! Quer ser meu filho?
Eu não votei na Marina, nem no serra de peruca, e nem no serra sem peruca! Tava ruim véio! Dessa vez tava ruim...!
Eu ia te falar aqui das minhas tendências comunistas.. e que eu amava o Lula,mas ele me decepcionou.. e que por isso nao vou votar.. mas nào nào vou falar mais nada!
Só!
Valeu!
Um pensador vc Warehouser!