terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sequer Querer, Por Querer e Sem

O querer já me rendeu muita reflexão, muita alegria e muito desapontamento, assim como rende a todos nós, todos os dias. Nossas vontades refletem o que somos em essência, trazem à tona até mesmo o que perambula pelas mais estreitas e escuras veredas do nosso ser, aquilo que negamos, reprimimos ou até mesmo desconhecemos sobre nós. Controlar o querer é possível para alguns, impossível para muitos e difícil para todos. E não me refiro a apenas desejos por bens materiais, o querer engloba necessidades primárias, carnais, supérfluas, mesquinhas e tacanhas. Liberta nosso melhor e nosso pior, se levarmos em conta os objetos de desejo e o empenho para consegui-los. Pensar a respeito me rendeu mais que o usual, um texto e dois tweets:

Tweet 1: Quando se quer e não se consegue, ou é porque se quer a coisa errada, ou é porque não se está pronto pra receber, penso eu.

Tweet 2: Querer demais aumenta a probabilidade de arrependimento e falha. Ou seja, não há aprendizado melhor do que querer.

Texto:  Eu quero muito... Penso que quero em demasia quando me diminuo ao ponto de humilde, compassivo e satisfeito. Quero ir, quero vir, quero ficar, quero acreditar, quero viver, quero morrer, quero comer, quero dormir, quero beber, quero fumar, quero rir, quero falar, quero ouvir, quero o silêncio, quero áudio, quero vídeo, quero a cor, quero a ausência da cor, quero o vento, quero o abrigo, quero a água, quero a ilha, quero a luz, quero o escuro, quero a terra, quero o rio, quero o fogo, quero não me queimar, quero estudar, quero não ter prova, quero não fazer nada, quero não trabalhar, quero não aceitar, quero não correr, quero enxergar, quero não ver, quero não ser culpado, quero ser reconhecido, quero amar, quero não gostar, quero o paraíso, o inferno e o limbo.
       Eu quero pouco... Penso que quero pouco quando saio de dentro da caixinha e me deparo com minha pretensão, audácia, prepotência e superioridade. Características típicas de minha espécie, me fazendo pensar que mereço tudo que quero. E eu quero.


Cada um desses aborda um aspecto do querer visto de uma forma específica. Mas em ambos deixo a opinião de que deve-se sim, querer e por fim não ter medo de não conseguir. A jornada à galgar por aquilo que se quer será tortuosa e fria, se mostrará no fim recompensadora ou um total fracasso. Mas se não estiver disposto a correr o risco, estagne-se. Fique com o que tem e com o que lhe é dado, nutra seu medo e vete sua possível fonte inesgotável de aprendizado.

*O desfecho deste post fez com que eu me lembrasse do seguinte tweet, o qual não poderia deixar de acrescentar aqui: 

Indiferença, medo: às vezes o médio é vicioso e nos impede de buscar o melhor.

3 comentários:

B. disse...

Adorei o texto todo.
Ele ficou diferente dos outros,não sei se é porque me despertou pensamentos maiores ou por que confirma mais meu modo de pensante. Mas um fato é que ele não deixou de ter uma das suas características principais: o seu ser todo contundente, quando o assunto é o que pensa.
Devo acrescentar que a sua última frase me deixou boquiaberta, talvez um tanto além de estar apenas boquiaberta.

Abriu tanto minha percepção, sério.

Hoje eu posso afirmar que me embriaguei com um texto teu.
As suas palavras foram completando cada espaço existente na minha caxola e me mostrou o que estava faltando para alguns pensamentos se tornarem completos.
É bem como você cita no texto, essa coisa do querer, e querer pra já, sempre me deixou com algo atrás da orelha, confesso inclusive que o que mais me atormenta é não poder correr em busca do mesmo, mesmo quando você se dá liberdade para ir e correr. E parando bem para pensar, não é que não se pode, tudo que precisa está bem na sua frente, mas do nada você para e pensa, e tudo fica como na sua ultima frase :
- no meio.

Eu quero um querer completo.
Nem que seja uma mentira sincera, entende?
Quero todo aprendizado que os tapas, beijos, socos e afins que a vida quer me dar ainda.
E no fim, mesmo que esteja tudo ferrado, ou tudo certo, sei lá.; eu quero ter o poder de questionar :

- Tem prazer - a não ser carnal - maior que dizer: eu tentei?


Hoje, aqui deixo meus parabéns e um sorriso.

O Warehouser disse...

Muito obrigado mesmo. Espero que a fonte destes seja infinita e continue lhe agradando. Kisses & Kerosene.

Anônimo disse...

Lembrei de Caetano: "quando não queres nada, nada falta"... Mas difícil tarefa esta.

Ainda refletindo sobre o post...

Xêrooo!